Pedro Duarte disponível para assumir responsabilidades na Área Metropolitana do Porto
06/11/2025O novo presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte (PSD/CDS-PP/IL), afirmou esta quarta-feira que está preparado para “assumir as suas responsabilidades” na Área Metropolitana do Porto (AMP), deixando em aberto a possibilidade de vir a liderar o Conselho Metropolitano.
“Isto vai passar por uma conversa que vou ter, a curto prazo, com os meus colegas das outras câmaras municipais que integram a área metropolitana. Mas, evidentemente, sinto uma responsabilidade por liderar a Câmara do Porto. Acho que o Porto não pode ficar de fora de uma estratégia metropolitana. A cidade tem características muito especiais e, naturalmente, estou disponível para assumir também essas responsabilidades”, declarou Pedro Duarte aos jornalistas.
As declarações foram prestadas no final da cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos municipais, realizada após as eleições autárquicas de 12 de outubro, que deram ao candidato da coligação PSD/CDS-PP/IL a presidência da autarquia portuense.
A Área Metropolitana do Porto é composta por 17 municípios. Nas últimas autárquicas, o PS e o PSD conquistaram sete câmaras cada um, enquanto o CDS-PP obteve uma vitória.
Questionado ainda sobre a retoma das obras do metrobus na Avenida da Boavista, Pedro Duarte considerou que a intervenção era inevitável: “Quem conhece sabe que a avenida está absolutamente esburacada e com gradeamento por todo o lado. Era evidente que esta obra, para repor as condições anteriores, teria sempre de ser feita.”
Sobre a providência cautelar que chegou a ser apresentada no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto para suspender os trabalhos, o autarca explicou que a ação perdeu fundamento, uma vez que as obras tinham sido interrompidas durante o período eleitoral.
As obras da segunda fase do metrobus — suspensas temporariamente em outubro pela nova administração da Metro do Porto — foram retomadas esta semana no troço entre o Colégio do Rosário e a Avenida do Dr. Antunes Guimarães. A intervenção tem sido alvo de contestação por parte de moradores e candidatos às últimas eleições, sobretudo devido ao abate de árvores e ao impacto urbanístico no corredor da Avenida da Boavista.
Com o início do novo mandato, Pedro Duarte reforçou que o Porto terá um papel ativo na definição da estratégia metropolitana, articulando políticas de mobilidade, sustentabilidade e planeamento urbano com os restantes municípios da AMP.
Foto: DR



