Passadiços do Paiva e Ponte 516 Arouca encerrados até domingo devido ao mau tempo

Passadiços do Paiva e Ponte 516 Arouca encerrados até domingo devido ao mau tempo

23/01/2026 0 Por Rmetropolitana

Os Passadiços do Paiva e a Ponte 516 Arouca foram encerrados ao final da manhã desta sexta-feira, devido às condições meteorológicas adversas, e assim permanecerão até domingo, informou a Câmara Municipal de Arouca. Nas zonas serranas do concelho, a queda de neve já se faz sentir.

Segundo fonte oficial da autarquia, os operadores turísticos da região foram devidamente informados do encerramento destes dois importantes pontos de atração turística, estando prevista a retoma da atividade normal no domingo, caso as condições de segurança o permitam.

“Devido às condições meteorológicas adversas previstas para esta tarde e para amanhã [sábado], e pelo facto de as mesmas poderem colocar em causa a segurança dos visitantes, o Município de Arouca decidiu encerrar a Ponte 516 Arouca e os Passadiços do Paiva”, refere a autarquia em comunicado. O município assegura ainda o reembolso dos bilhetes adquiridos para os dias 23 e 24 de janeiro ou a possibilidade de remarcação gratuita no prazo máximo de um ano.

Já durante a manhã, a Câmara Municipal tinha anunciado que cerca de 350 alunos, residentes nas zonas de maior altitude do concelho, não teriam aulas durante todo o dia ou no período da tarde, como medida preventiva face às dificuldades nos transportes públicos e ao risco de circulação em estradas com gelo.

Pelas 13h00, registavam-se já vários cortes de vias rodoviárias devido à formação de gelo e à queda de neve, nomeadamente a Estrada Municipal 511, entre o Parque de Campismo do Merujal e os Viveiros da Granja; o acesso ao planalto da Freita pela aldeia do Cando, nas freguesias de Cabreiros e Albergaria da Serra; e a EM 1227 entre Noninha e São Pedro, em Alvarenga. Encontra-se igualmente encerrada a denominada “estrada dos militares”, que liga os concelhos de Arouca e São Pedro do Sul, a partir do Candal, por decisão do município vizinho.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva, neve, vento forte e agitação marítima associados à passagem da depressão Ingrid por Portugal continental, tendo emitido vários avisos meteorológicos.

Os distritos de Viseu, Porto, Vila Real e Braga estão sob aviso vermelho até às 09h00 de sábado devido à queda de neve acima dos 600/800 metros de altitude. Bragança, Guarda e Castelo Branco encontram-se sob aviso laranja, enquanto Portalegre está sob aviso amarelo.

No que respeita à agitação marítima, o IPMA emitiu aviso vermelho para vários distritos do litoral, incluindo Porto, Aveiro e Braga, prevendo ondas de noroeste com sete a nove metros de altura significativa, podendo atingir os 15 metros de altura máxima. Também estão em vigor avisos relacionados com vento forte, com rajadas que podem chegar aos 110 quilómetros por hora.

As autoridades apelam à população para que acompanhe as informações oficiais e evite deslocações desnecessárias nas zonas afetadas pelo mau tempo.

Segundo fonte oficial da Câmara de Arouca, do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto, os operadores turísticos da região já foram informados sobre o encerramento desses dois pontos de forte atração ao concelho, sendo que ambas as estruturas deverão retomar a sua atividade normal no domingo.

“Devido às condições meteorológicas adversas previstas para esta tarde e amanhã [sábado], e pelo facto de as mesmas poderem condicionar a segurança dos visitantes, o Município de Arouca decidiu encerrar a 516 Arouca e os Passadiços do Paiva”, informou a autarquia, adiantando que “será assegurado o reembolso dos bilhetes adquiridos para 23 ou 24 de janeiro ou a remarcação gratuita no período máximo de um ano”.

Ao início da manhã, a Câmara Municipal de Arouca já informara que cerca de 350 alunos de diferentes graus de escolaridade e com residência nas zonas do concelho situadas a maior altitude não iam à escola todo o dia ou ficariam sem aulas durante o período da tarde para assim se contornarem dificuldades nos transportes públicos e deslocações arriscadas em estradas com gelo.

Pelas 13h00, a autarquia já tinha vias cortadas devido à formação de gelo e à queda de neve: a Estrada Municipal (EM) 511 entre o Parque de Campismo do Merujal e os Viveiros da Granja; o acesso ao planalto da Freita pela aldeia do Cando, nas freguesias de Cabreiros e Albergaria da Serra; e a EM 1227 entre Noninha e São Pedro, em Alvarenga.

Além desses caminhos, também “a estrada dos militares que liga os concelhos de Arouca e São Pedro do Sul se encontra encerrada a partir do Candal – por decisão do Município de São Pedro do Sul”, no distrito de Viseu.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva, neve, vento e agitação marítima como efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal continental, tendo emitido vários avisos.

Os distritos de Viseu, Porto, Vila Real e Braga estão até às 09h00 de sábado sob aviso vermelho (o mais grave) devido à queda de neve acima de 600/800 metros.

Bragança, Guarda e Castelo Branco estão sob aviso laranja até às 00h00 de sábado por causa da queda de neve acima de 600/800 metros e Portalegre a amarelo até às 06h00 de sábado.

O IPMA emitiu também aviso vermelho para os distritos de Faro, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro e Braga devido à agitação marítima entre as 00h00 de sábado e as 00h00 de domingo, passando depois a laranja.

Estão previstas ondas de noroeste com 7 a 9 metros de altura significativa, podendo atingir 15 metros de altura máxima.

O IPMA colocou também os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja sob aviso laranja devido ao vento do quadrante oeste com rajadas até 110 quilómetros por hora, sendo de 120 nas serras entre as 06h00 e as 15h00 de sábado.

Também os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo até às 21h00 desta sexta-feira devido ao vento do quadrante oeste com rajadas até 90 quilómetros por hora.

Foto: DR