País prepara-se para Greve Geral: CGTP e UGT prometem parar Portugal a 11 de dezembro

País prepara-se para Greve Geral: CGTP e UGT prometem parar Portugal a 11 de dezembro

12/11/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Portugal prepara-se para uma Greve Geral no próximo dia 11 de dezembro, convocada conjuntamente pela CGTP e pela UGT. A decisão foi anunciada esta segunda-feira, em Lisboa, no final de uma marcha que juntou milhares de pessoas contra as mais de 100 alterações à lei laboral propostas pelo Governo.

Trata-se da primeira greve geral em mais de dez anos, e promete paralisar o país, abrangendo trabalhadores do setor público e privado.

As duas centrais sindicais uniram esforços num protesto que consideram “histórico e necessário”, face ao que classificam como “um ataque sem precedentes aos direitos laborais”.

Entre as alterações contestadas estão a revisão da licença e do subsídio parental, bem como as novas regras relativas à amamentação, à greve e aos despedimentos.

O pacote laboral encontra-se ainda em negociação com os parceiros sociais, mas os sindicatos acusam o Governo de “não ouvir as estruturas representativas dos trabalhadores”.

Na véspera do anúncio da paralisação, o primeiro-ministro afirmou “não compreender o recurso a uma greve geral” neste momento, sublinhando que as negociações “ainda decorrem em bom ritmo”.

A Greve Geral de 11 de dezembro deverá afetar transportes, escolas, hospitais e serviços públicos, num protesto que poderá marcar um novo ciclo de contestação social em Portugal.

Foto: DR