
Pai do líder da claque Super Dragões, Fernando Madureira, responde em tribunal por suspeitas de desvio de fundos dos bombeiros do Porto
06/10/2025Jaime Madureira está a ser julgado no Tribunal de São João Novo, no Porto, acusado de peculato durante o período em que liderou a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Porto.
De acordo com o Ministério Público, entre 2014 e 2019, Jaime Madureira terá desviado 53 mil euros da instituição, dos quais 36 mil euros em numerário, alegadamente para despesas pessoais, incluindo gastos em restaurantes e supermercados.
Segundo o Correio da Manhã, durante o julgamento, um antigo bombeiro da corporação testemunhou que os fundos terão sido usados para pagar refeições em eventos internos, compras de alimentos e produtos de higiene, e até presentes de Natal para os filhos dos bombeiros. Segundo essa testemunha, Jaime Madureira também orientava a compra de refeições prontas para os operacionais de serviço.
Jaime Madureira nega todas as acusações e afirma ser, na verdade, credor da associação em mais de 20 mil euros, justificando que terá injetado dinheiro da sua própria família para evitar a falência da corporação. Diz ainda que, quando tentou reaver o valor, não obteve resposta da Direção dos bombeiros do Porto.
O processo judicial prossegue nas próximas semanas, num caso que tem vindo a captar atenção por envolver o pai de uma das figuras mais conhecidas das claques em Portugal.
Foto: DR – Facebook / Bombeiros Voluntários do Porto