Operadoras de telecomunicações normalizam serviços nas zonas com energia reposta

Operadoras de telecomunicações normalizam serviços nas zonas com energia reposta

28/04/2025 0 Por Rmetropolitana

As operadoras de comunicações Meo, Vodafone e NOS confirmaram esta segunda-feira que os seus serviços estão normalizados nas zonas onde a energia elétrica foi restabelecida, após o apagão que afetou a Península Ibérica e parte do território francês.

“A Meo confirma que os serviços já se encontram normalizados nas zonas onde a energia já foi reposta”, indicou fonte oficial da operadora, acrescentando que a prioridade tem sido garantir a recuperação gradual das telecomunicações a par do restabelecimento da rede elétrica. “Continuamos empenhados em garantir os serviços críticos que são fundamentais para o país e para os nossos clientes”, reforçou.

Também a NOS confirmou à agência Lusa que está a recuperar as comunicações à medida que a energia vai sendo reposta em todo o país, garantindo ainda uma gestão otimizada do espetro de telecomunicações para minimizar impactos.

Por sua vez, a Vodafone informou que tem trabalhado para assegurar a continuidade dos serviços essenciais, minimizando o impacto da falha energética. A operadora explicou que “à medida que a rede elétrica for sendo reposta nas diferentes zonas do país, a Vodafone restabelecerá de igual modo o seu serviço”, aconselhando ainda os clientes a colocar os telemóveis em “modo de voo” e retirar de seguida, de forma a forçar a atualização e o novo registo na rede.

De acordo com a E-Redes, até às 20h30 de segunda-feira, estavam parcialmente ligadas 110 subestações, alimentando cerca de um milhão de clientes. Contudo, não há ainda previsão para a reposição integral da eletricidade.

A REN – Redes Energéticas Nacionais confirmou o corte generalizado no abastecimento elétrico, que se registou pelas 11h30 de Lisboa, e informou que foram ativados planos de restabelecimento por etapas, em coordenação com as entidades responsáveis da Península Ibérica.