Oliveira de Azeméis Vai Criar Escola Municipal de Canoagem
11/07/2025A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis deu luz verde à criação de uma Escola Municipal de Canoagem (EMC), uma decisão que visa proporcionar à população local a prática regular da modalidade, nas vertentes de formação, competição e lazer. A proposta foi aprovada na última reunião do executivo municipal e a escola estará filiada na Federação Portuguesa de Canoagem, garantindo o acesso à prática desportiva a crianças, jovens e adultos com idade igual ou superior a oito anos.
Segundo o presidente da Câmara, Joaquim Jorge, a criação da EMC é um passo importante para o concelho, não apenas pelo desenvolvimento da canoagem como nova modalidade desportiva, mas também como um impulso para a promoção da prática de atividades físicas e desportivas em geral. “Esta iniciativa assume uma particular importância para o desenvolvimento sustentado do desporto no nosso concelho, assim como para o fomento do gosto pela prática desportiva”, afirmou o autarca.
A EMC integra-se nas políticas da autarquia para a valorização do turismo desportivo, aproveitando as condições naturais únicas do concelho, que são ideais para a prática de desportos náuticos, com especial destaque para a canoagem.
Para garantir a melhor estrutura possível, a autarquia lançou uma consulta pública, por edital, para que todos os interessados possam apresentar contributos relacionados com a organização e funcionamento da futura Escola Municipal de Canoagem. As sugestões podem ser enviadas para o endereço de e-mail geral@cm-oaz.pt, e o prazo para participação será de 10 dias.
A Escola Municipal de Canoagem terá como sede as instalações da Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis, localizadas na Rua Professor João Godinho de Sousa. A iniciativa promete fortalecer ainda mais a oferta desportiva do concelho e impulsionar a prática da canoagem entre os oliveirenses.
Fotografia: Arquivo CM Oliveira de Azeméis



