
Oliveira de Azeméis celebra inclusão com mural LGBT+ pintado por crianças
24/07/2025A Rua de acesso ao Parque Inclusivo, em Oliveira de Azeméis, ganhou novas cores — as vibrantes cores da bandeira LGBT+, pintadas pelos alunos da CAF (Componente de Apoio à Família) da EB n.º 4 – Fonte Joana, sob a orientação do artista plástico Albano Ruela.
Mais do que uma intervenção artística, a iniciativa constituiu um exercício de cidadania ativa e de promoção da inclusão, integrando as comemorações do Dia Internacional da Cidade Educadora 2024, cujo tema foi “A Cidade Educadora como laboratório de aprendizagens, cidadania e transformação social”.
Oliveira de Azeméis faz parte da Associação Internacional das Cidades Educadoras desde 2004, e esta ação soma-se a várias iniciativas promovidas pela autarquia com o objetivo de estimular a participação cívica e transmitir valores como igualdade, respeito pela diversidade e defesa dos direitos humanos.
Para as crianças, a experiência foi marcante. Constança, de 9 anos, destacou a importância do gesto: “Foi importante termos feito parte deste projeto, porque, mesmo que uma pessoa seja mais castanha ou mais branca, não devemos gozar com os outros — devemos ser todos amigos.” Já Leonel, de 8 anos, salientou a oportunidade única: “Eu sempre gostei de pintar e sempre sonhei ser artista. Nem acredito que pintámos um muro! Nunca tinha ouvido a palavra ‘inclusão’.”
A iniciativa demonstrou que a cidade pode ser uma grande sala de aula, onde todos aprendem e crescem, acolhendo a diferença e promovendo uma comunidade mais solidária e aberta.
Foto: CM Oliveira de Azeméis