Obras de requalificação do edifício da Câmara de Gaia arrancam em janeiro de 2023

Obras de requalificação do edifício da Câmara de Gaia arrancam em janeiro de 2023

31/10/2022 0 Por Angelo Manuel Monteiro

As obras de requalificação do edifício da Câmara de Gaia só devem arrancar em janeiro de 2023, quando está prevista a conclusão das obras de beneficiação em curso no prédio para onde vão ser transferidos cerca de 90 funcionários.

A empreitada foi adjudicada à empresa EdiLages, em junho, pelo valor de 3.248.640,62 milhões de euros, e tinha um prazo de execução prevista de 16 meses, contemplando uma intervenção profunda, nomeadamente ao nível da modernização de pavimentos, paredes e tetos, bem como da climatização de espaços e dos sistemas de som e projeção de imagem.

Por outro lado, está previsto o restauro de elementos originais do edifício, «encobertos» ao longo das décadas, sempre que possível, de modo a preservar a traça do histórico projeto desenhado pelo arquiteto Oliveira Ferreira em 1916.

Na reunião pública desta segunda-feira, o executivo da Câmara de Gaia vai votar a reformulação dos encargos financeiros.

“Para o início da execução da empreitada é necessário que os trabalhadores sejam transferidos para outro local, onde estão a decorrer as obras necessárias para a sua acomodação. Ora, no momento, é previsível que todo este processo seja concluído em janeiro, sendo, assim, esta a data para a qual se antevê o início desta empreitada”, lê-se na proposta a que o Mundo Atual teve acesso.

A reformulação prevê um total de 2.488.216,48 milhões de euros para 2023 e 955.342,57 mil euros.