Nuno Cruz recandidata-se à Junta do Centro Histórico do Porto como independente nas listas do PS

Nuno Cruz recandidata-se à Junta do Centro Histórico do Porto como independente nas listas do PS

06/07/2025 0 Por Rmetropolitana

O atual presidente da Junta da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto — que abrange Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória — apresentou no final da tarde deste sábado a sua recandidatura ao cargo, agora como independente nas listas do Partido Socialista, manifestando apoio à candidatura de Manuel Pizarro à presidência da Câmara do Porto.

Eleito em 2021 pelo movimento independente de Rui Moreira, Nuno Cruz decidiu mudar de projeto político, sublinhando a vontade de dar continuidade ao trabalho iniciado com uma nova energia e com “mais meios para servir melhor a comunidade”.

Durante a apresentação da candidatura, que trouxe ao palco todos os elementos da lista á Assembleia de Freguesia, o autarca pediu “a renovação do voto de confiança aos eleitores”, destacando os “avanços alcançados” ao longo do mandato. “Estamos no caminho certo, mas juntos podemos fazer ainda mais pela nossa comunidade”, afirmou, perante uma assistência composta por apoiantes, representantes associativos e moradores da freguesia. O momento contou ainda com o apoio institucional do chefe Hélio Loureiro, que assume o papel de mandatário da candidatura.

A cerimónia teve também um momento cultural marcante, com a atuação do conhecido intérprete portuense Alberto Índio, amigo pessoal do candidato, que subiu simbolicamente ao palco para interpretar a Marcha das Rusgas de São João do Porto, que este ano conquistou o 3.º lugar no concurso municipal, entre todas as freguesias da cidade. A atuação arrancou aplausos e deu um tom popular e emotivo à sessão, reforçando o ambiente de proximidade que marca o percurso de Nuno Cruz.

Esta recandidatura, agora sob a bandeira socialista, representa um novo posicionamento político, com o objetivo de reforçar a intervenção no território e consolidar os projetos já iniciados na maior e mais complexa união de freguesias da cidade.

Foto:DR