Novo quartel da GNR de Matosinhos aguarda aprovação do Ministério da Administração Interna

Novo quartel da GNR de Matosinhos aguarda aprovação do Ministério da Administração Interna

19/09/2025 0 Por Rmetropolitana

O projeto para o novo destacamento territorial da GNR em Matosinhos está concluído e apenas aguarda a aprovação final do Ministério da Administração Interna (MAI) para avançar. A autarquia espera que as obras possam arrancar em 2026.

O anúncio foi feito pela presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, durante uma cerimónia de entrega de viaturas à PSP, GNR e Polícia Marítima.

O futuro quartel será construído no Freixieiro, em terreno municipal anteriormente ocupado pelo horto, localizado entre a Avenida Mário Brito (EN107) e o terminal TIR. A escolha do local visa reforçar a presença da GNR nas freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, bem como em áreas limítrofes dos concelhos da Maia e de Vila do Conde.

Este investimento resulta de um protocolo de cooperação entre o município e o Estado, que prevê a cedência gratuita do direito de superfície por 50 anos e a elaboração do projeto técnico pela autarquia, inserindo-se no plano nacional de modernização das infraestruturas das forças de segurança.

Atualmente, os militares da GNR encontram-se instalados provisoriamente na antiga escola da Biquinha, após terem deixado as instalações da Quinta da Conceição, consideradas inadequadas para o exercício das suas funções.

Para Luísa Salgueiro, o novo destacamento “representa um passo decisivo na melhoria das condições de trabalho dos profissionais da GNR e no reforço da segurança pública em Matosinhos”.