Novembro de 2023 estabelece recorde e reforça tendência alarmante de aquecimento global

Novembro de 2023 estabelece recorde e reforça tendência alarmante de aquecimento global

06/12/2023 0 Por Rmetropolitana

O mês de novembro deste ano foi declarado o mais quente da história, marcando o sexto mês consecutivo de recordes, revelou o serviço europeu Copernicus. Com uma temperatura média global de 14,22°C, superou o recorde anterior de novembro de 2020 em 0,32°C. Este novembro também foi 1,75°C mais quente do que a média do período 1850-1900, da era pré-industrial.

O outono boreal registrou uma média de 15,30°C, estabelecendo-se como o mais quente já registrado, com uma diferença notável de 0,88°C acima das médias. A diretora adjunta do Serviço de Alterações Climáticas do Copernicus destacou que 2023 é agora oficialmente o ano mais quente já registrado, com seis meses recordes e duas estações recordes.

O diretor do C3S, Carlo Buontempo, advertiu que, enquanto as concentrações de gases de efeito estufa continuarem a aumentar, a tendência de aumento das temperaturas, ondas de calor e secas persistirá. O fenômeno climático El Niño no Pacífico está contribuindo para o aumento das temperaturas, e novembro de 2023 também registrou a temperatura mais quente na superfície dos oceanos.

Além disso, o gelo no Ártico e na Antártida continua a diminuir, com o Ártico atingindo o 8.º mínimo mensal para novembro. A seca persiste em várias regiões dos Estados Unidos, Ásia Central e Oriental, sendo particularmente pronunciada na América do Sul.