
Muro de escola colapsa em Gaia após 10 anos de alertas ignorados
21/04/2025Um muro da Escola Secundária de Freixieiro, em Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia, colapsou na madrugada deste domingo. O alerta foi dado por volta das seis e meia da manhã, e no local estiveram os Sapadores de Gaia e a PSP.
A queda não provocou feridos nem danos em viaturas, mas podia ter terminado em tragédia. Quem o diz são os moradores da praceta de Fontelos, que há mais de dez anos vinham a alertar a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal para o risco iminente de derrocada.
O muro apresentava fissuras e estava visivelmente inclinado. Apesar disso, nada foi feito. Noémia Patrocínio, residente na zona, deixou o alerta: “Se isto tivesse acontecido num dia com aulas, e não a um sábado, de certeza que estávamos perante uma tragédia com várias mortes.”
A escola já tinha colocado uma fita de sinalização para afastar os alunos, mas, segundo os moradores, muitos jovens ignoravam o aviso e continuavam a circular na zona em risco.
Com a queda, um poste de telecomunicações foi também arrancado, deixando vários moradores sem acesso a internet e televisão. “Somos os mais prejudicados”, lamenta Manuel, outro morador.
As autoridades isolaram a área e continuam a avaliar os danos.
Foto: DR
Notícia desenvolvida por: Matilde Cardoso