Mulher de 61 anos desaparecida em Rebordosa localizada com vida pela GNR
21/05/2025Foi encontrada ontem, 20 de maio, uma mulher de 61 anos que estava desaparecida desde o dia 18, em Rebordosa, no concelho de Paredes. A operação de busca foi coordenada pelo Comando Territorial do Porto da GNR, com o envolvimento da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) e o apoio dos Bombeiros Voluntários de Lordelo.
Assim que foi recebido o alerta do desaparecimento, as autoridades deram início a uma operação intensiva, que mobilizou meios terrestres, binómios cinotécnicos e drones da equipa UAS da UEPS, com apoio do Posto de Intervenção, Proteção e Socorro de Baltar.
A mulher foi localizada numa zona florestal integrada numa área industrial próxima da sua residência, por uma patrulha terrestre da UEPS. Foi de imediato transportada para o hospital para avaliação do seu estado de saúde, desconhecendo-se para já mais detalhes sobre o seu quadro clínico.
GNR reforça alertas para a prevenção de desaparecimentos de idosos
Em comunicado, a GNR destacou que o desaparecimento de idosos é uma situação recorrente e que exige atenção especial dos familiares e cuidadores. A Guarda deixou um conjunto de recomendações de prevenção:
- Avaliar as capacidades físicas e psíquicas dos idosos antes de saírem sozinhos;
- Os familiares devem conhecer as rotinas e destinos habituais dos idosos;
- Sempre que possível, os idosos devem levar telemóvel ligado consigo;
- Devem transportar contactos de emergência, o que facilita o apoio em caso de desorientação.
A GNR sublinha que a prevenção é essencial para evitar situações semelhantes e garantir a segurança dos cidadãos mais vulneráveis.
Foto: DR



