Misericórdia de Vale de Cambra apela aos corações “com Espaço para Mais”

Misericórdia de Vale de Cambra apela aos corações “com Espaço para Mais”

12/01/2023 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Vale de Cambra planeia realizar, no início de fevereiro, a primeira sessão de informação e sensibilização para a nova resposta social que “abraçou”: o Acolhimento Familiar, subordinado ao le­ma “Um Coração com Espaço para Mais”.

O Acolhimento Familiar é uma medida de promoção e proteção de caráter temporário, definida pelos tribunais ou pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), que consiste na atribuição da confiança de uma criança ou jovem a uma pessoa ou família, visando a integração do protegido em meio familiar e a prestação de cuidados adequados às suas necessidades.

Em conferência de imprensa, a equipa técnica da SCM – Mariana Brandão, assistente social, Cátia Garrido, psicóloga, e a coordenadora Cristina Rocha – explicou que a nova resposta é «uma medida de promoção e proteção que visa sensibilizar famílias para acolherem, temporariamente, crianças em situação de risco». Este projeto da Segurança Social abrangerá crianças e jovens, dos zero aos 18 anos, mas, nesta fase de lançamento, a prioridade vai para crianças dos zero aos 6 anos.

As técnicas sublinharam que, nos casos encaminhados pelo tribunal, o período de acolhimento será de seis meses a um ano, com possibilidade de renovação. O objetivo será avaliar a possibilidade de um regresso da criança à família de origem.