
Metrobus na Boavista arranca com primeiros testes ainda este mês
16/05/2025Os testes iniciais do metrobus na Avenida da Boavista, no Porto, deverão começar até ao final do mês de maio. A confirmação foi dada por Tiago Braga, presidente da Metro do Porto, esta quinta-feira, durante o 26.º Seminário de Transporte Ferroviário.
Segundo o responsável, a obra deverá estar concluída em julho e pronta a ser entregue à STCP para operação. O novo serviço será feito num corredor exclusivo, o que, segundo Tiago Braga, garante maior regularidade e tempos de espera reduzidos: “Se um veículo for perdido, outro chega dois minutos depois”.
O novo metrobus fará a ligação entre a Casa da Música e a Praça do Império em cerca de 12 minutos, com paragens intermédias nas estações de Guerra Junqueiro, Bessa, Pinheiro Manso, Serralves e João de Barros.
O projeto não se fica por aqui. Está prevista uma extensão até à zona da Anémona, em Matosinhos, e estão a ser considerados novos modos de transporte, incluindo a possibilidade de instalar um teleférico no Porto, em Gaia ou em Matosinhos. Para Tiago Braga, há “espaço suficiente para explorar essa alternativa”, referindo-se ao conceito como um possível “Metro 3.0”.
Foto: DR
Notícia Desenvolvida por: Matilde Cardoso