Mau tempo: depressão Benjamin traz chuva e vento até domingo
22/10/2025O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou esta quarta-feira para o agravamento do estado do tempo nos próximos dias, com chuva persistente e vento forte, especialmente nas regiões Norte e Centro do país, devido à passagem da depressão Benjamin.
Segundo o IPMA, os efeitos deste sistema frontal far-se-ão sentir sobretudo entre a tarde de hoje e a madrugada de quinta-feira, com vento do quadrante oeste que poderá atingir rajadas até 95 quilómetros por hora nas terras altas.
A precipitação será por vezes forte, particularmente nas regiões do Minho e Douro Litoral, enquanto o Sul do país deverá registar apenas chuva fraca.
Face a esta situação, o IPMA emitiu avisos amarelos de precipitação e vento para vários distritos do Norte e Centro. Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo e Braga estarão sob aviso entre as 21h00 desta quarta-feira e as 06h00 de quinta-feira, devido ao vento forte. Já Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estão também sob aviso pelo risco de chuva persistente e aguaceiros fortes, que podem ser acompanhados de trovoada.
Nos dias seguintes, o continente continuará sob influência de um fluxo do quadrante oeste, com transporte de massa de ar húmido, o que deverá originar chuva intensa e persistente entre sexta-feira e sábado. A região Centro é a que apresenta maior probabilidade de registar acumulados entre 50 e 100 milímetros, podendo esta situação estender-se ao Norte.
No domingo, prevê-se um desagravamento gradual das condições meteorológicas no Norte e no Centro, embora o sistema frontal deva deslocar-se para sul, onde a precipitação poderá ainda ser temporariamente intensa até ao início da tarde.
O IPMA alerta para a incerteza espacial e temporal desta situação meteorológica e recomenda o acompanhamento regular dos avisos emitidos. O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe risco para determinadas atividades devido às condições meteorológicas.
Foto: DR



