Matosinhos inicia colocação de novos abrigos nas paragens após meses de espera
27/10/2025Depois de vários meses sem abrigos nas paragens de transportes públicos, o concelho de Matosinhos iniciou esta semana a instalação das novas estruturas, num processo que deverá estar concluído dentro de cerca de 75 dias.
A nova concessionária, Dreammedia Alargâmbito, já instalou um abrigo em cada uma das dez freguesias, numa fase experimental destinada a testar e validar os protótipos, garantindo o cumprimento de todos os requisitos técnicos e funcionais antes do arranque total da operação.
A retirada dos antigos abrigos, no verão passado, deixou o concelho sem qualquer estrutura de proteção nas paragens. A situação resultou do fim do contrato com a anterior concessionária, a JCDecaux, que perdeu o concurso público para a nova gestão. Após uma disputa judicial, o tribunal confirmou a adjudicação à Dreammedia, por um período de 14 anos, o que obrigou a empresa anterior a remover os 244 equipamentos existentes.
Segundo a Dreammedia, o processo de substituição enfrentou atrasos devido ao estado dos passeios deixado pela empresa anterior, que não cumpriu os requisitos técnicos de desinstalação, provocando danos nos solos e impedindo o início imediato das novas fundações.
Com a instalação definitiva agora em curso, a empresa garante estar a trabalhar em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos, para que as novas estruturas sejam colocadas em todas as freguesias o mais rapidamente possível.
A autarquia confirma que os trabalhos de execução das fundações estão em andamento e que a colocação dos abrigos prosseguirá de forma progressiva até à conclusão total do projeto, devolvendo assim aos utentes do transporte público condições de conforto e abrigo nas paragens de todo o concelho.
Foto: FB- Luísa Salgueiro


