Matosinhos dá início às celebrações de Natal 2025 com luz, música e muita animação esta sexta-feira

Matosinhos dá início às celebrações de Natal 2025 com luz, música e muita animação esta sexta-feira

27/11/2025 0 Por Rmetropolitana

O concelho de Matosinhos já respira espírito natalício um pouco por todo o concelho. Iluminações, espetáculos de som e luz, feira de artesanato, Aldeia de Natal, música, atividades infantis, feira do livro, exposições e eventos desportivos são algumas das propostas preparadas para o próximo fim de semana.

A quadra natalícia arranca oficialmente esta sexta-feira, 28 de novembro, com a abertura da Aldeia de Natal, na Praça Guilherme Pinto, marcada para as 18h00. O espaço, que permanecerá em funcionamento até 6 de janeiro, contará com equipamentos temáticos, mercadinho de Natal, comboio, roda gigante, carrosséis, zonas de leitura e oficinas, animação itinerante e áreas de convívio. Um dos destaques será a árvore de Natal com cerca de 30 metros, que integrará um espetáculo de luz em vários horários diários.

Meia hora depois, às 18h30, será inaugurada oficialmente a iluminação de Natal junto ao Edifício dos Paços do Concelho. Até 7 de janeiro, o espetáculo diário de som e luz poderá ser apreciado ao longo da tarde e noite.

As freguesias do concelho também terão momentos próprios para acender as suas iluminações: Lavra (17h30), Perafita (17h45), Custóias (19h15), Guifões (19h30), Leça do Balio (19h45), Leça da Palmeira (20h00), Santa Cruz do Bispo (20h15) e Senhora da Hora (20h30). Em São Mamede de Infesta, as luzes serão ligadas no tradicional 1 de dezembro, coincidindo com o desfile de Pais Natal.

Este ano, as iluminações têm como tema “Ondas de luz e Magia do Natal”, abrangendo mais de 16,8 quilómetros de estruturas luminosas, 1,7 milhões de lâmpadas LED, 1.740 peças luminosas, elementos tridimensionais, tecnologia digital e pontos de visibilidade também durante o dia.

Com uma programação vasta e diversificada, Matosinhos prepara-se para viver um Natal ainda mais luminoso, festivo e participativo.

Foto: DR