Marcelo Rebelo de Sousa pede ao Tribunal Constitucional fiscalização urgente da nova Lei de Estrangeiros

Marcelo Rebelo de Sousa pede ao Tribunal Constitucional fiscalização urgente da nova Lei de Estrangeiros

25/07/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O Presidente da República submeteu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional o decreto da Assembleia da República que altera o regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional, aprovado com os votos favoráveis de PSD, Chega e CDS-PP.

Em nota publicada no site oficial da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa informa ter pedido “fiscalização preventiva de constitucionalidade urgente” ao diploma, focando-se nas normas relativas ao direito ao reagrupamento familiar e respetivas condições de exercício, no prazo para análise de pedidos pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e no direito de recurso.

O novo regime, aprovado em plenário na passada quarta-feira e enviado no dia seguinte para o Palácio de Belém, introduz alterações significativas: limita os vistos para procura de trabalho apenas a “trabalho qualificado” – para pessoas com competências técnicas especializadas, a definir por portaria –, restringe o reagrupamento familiar de imigrantes e altera as condições para concessão de autorizações de residência a cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que passam a necessitar de visto de residência, deixando de ser suficiente um visto de curta duração ou mera entrada legal no país.

Na votação final global, PS, Livre, PCP, BE, PAN e JPP votaram contra, enquanto a Iniciativa Liberal optou pela abstenção. O texto resultou de uma proposta do Governo PSD/CDS-PP e de um projeto de lei apresentado pelo Chega.

Marcelo Rebelo de Sousa, que já por oito vezes pediu a fiscalização preventiva de diplomas ao Tribunal Constitucional desde que assumiu funções em 2016, viu cinco desses casos resultarem em declarações de inconstitucionalidade e três confirmados como constitucionais.

Créditos: Presidência da República