Marca da Póvoa de Varzim que produz roupa em cânhamo vence prémio internacional de moda sustentável
12/06/2025A Sensihemp, marca sediada na Póvoa de Varzim e especializada em vestuário feito exclusivamente em cânhamo 100% produzido em Portugal, foi distinguida com o prémio “The Circular Project” para melhor marca de moda sustentável, na Circular Sustainable Fashion Week, que decorreu em Madrid, Espanha.
A distinção, atribuída pela fundadora do evento, Paloma García López, destaca o “gosto requintado e o trabalho admirável com o cânhamo desde a raiz” que caracteriza a marca portuguesa. Como parte do prémio, a Sensihemp garante presença durante um ano na loja The Circular Project, no centro da capital espanhola, além de receber apoio estratégico, de comunicação e avaliação de impacto ambiental.
Fundada em 2021 por Marta Vinhas, a Sensihemp posiciona-se como um projeto ético, regenerativo e local, com produção centrada em cânhamo cultivado de forma sustentável em território nacional. A marca aposta em práticas de circularidade e desperdício zero, com coleções desenhadas para serem intemporais, duradouras e com forte valorização do trabalho artesanal e do envolvimento comunitário.
“Aproveitamos ao máximo os tecidos, reaproveitando desperdícios de corte em edições limitadas de roupa, acessórios ou detalhes. Também promovemos workshops de reparação e upcycling, incentivando os clientes a prolongar a vida útil das peças”, explicou Marta Vinhas ao portal Portugal Têxtil.
A distinção reforça o papel inovador da Sensihemp no panorama da moda sustentável internacional, colocando a Póvoa de Varzim no mapa da indústria têxtil ética e ecológica.
Foto: Sensihemp



