Mantém-se em aviso vermelho sete distritos de Portugal Continental devido agitação marítima

Mantém-se em aviso vermelho sete distritos de Portugal Continental devido agitação marítima

09/03/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Os distritos de Aveiro, Beja, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa e Setúbal continuarão sob aviso vermelho até domingo, conforme indicado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à agitação marítima.

Para o sábado, o IPMA prevê aguaceiros por vezes intensos, possivelmente com granizo e acompanhados de trovoadas, além de queda de neve nas regiões montanhosas do Norte e Centro. Espera-se também vento forte nas zonas costeiras e nas áreas elevadas, além de agitação marítima significativa.

Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco e Braga estão em alerta laranja devido à possibilidade de queda de neve até domingo de manhã.

Porto, Aveiro e Coimbra estão sob aviso amarelo devido à queda de neve até domingo.

Quanto ao vento, Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro e Coimbra permanecerão sob aviso amarelo até às 18 horas de hoje.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população na sexta-feira para que tome medidas preventivas devido ao agravamento das condições meteorológicas, incluindo agitação marítima, vento forte e queda de neve.

Para domingo, o IPMA prevê aguaceiros, que podem ser intensos até ao final da manhã, diminuindo em intensidade e frequência durante a tarde. A queda de neve é esperada acima dos 800 a 1000 metros de altitude, com o vento também diminuindo de intensidade, embora a agitação marítima continue significativa.

Foto: DR