
Maia reforça investimento em habitação com mais de 600 soluções em curso
29/09/2025O Município da Maia tem intensificado o seu compromisso com a habitação acessível através do Programa 1.º Direito – Apoio ao Acesso à Habitação, posicionando-se como um dos concelhos mais ativos nesta área a nível nacional.
Atualmente, já foram submetidas 44 candidaturas ao programa, das quais 35 foram contratualizadas com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). Estas correspondem a 574 soluções habitacionais que se encontram em fase de execução.
Contabilizando ainda operações de construção, aquisição e reabilitação, o total de novas soluções ultrapassa as 600 unidades, concretamente 641, o que representa 87% do total previsto na Estratégia Local de Habitação da Maia.
O investimento global previsto supera os 90 milhões de euros, podendo chegar a 120 milhões até 2027, beneficiando de um significativo apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A autarquia planeia ainda lançar até 2030 mais 300 habitações, com tipologias adaptadas às necessidades atuais das famílias, destacando-se uma aposta no arrendamento acessível e apoiado.
Um dos principais projetos em andamento é a construção de 24 habitações na Rua Alvarim Vieira, em Águas Santas, acompanhada da reabilitação de um edifício para criar mais 6 fogos. Estes projetos fazem parte do conjunto de empreendimentos integrados no 1.º Direito e financiados pelo PRR, que na freguesia de Águas Santas já conta com várias obras em curso.
O Programa 1.º Direito prevê no total 734 soluções habitacionais no concelho, sendo que 160 ainda aguardam aprovação pelo IHRU, embora com projetos prontos para avançar.
Paralelamente, a Câmara da Maia tem reforçado a oferta habitacional através da compra de fogos dispersos, tendo já adquirido 16 habitações para arrendamento apoiado e estando em fase de atribuição mais 46 imóveis na freguesia do Castêlo da Maia.
Com estas iniciativas, a Câmara Municipal da Maia pretende responder a um dos maiores desafios sociais atuais, assegurando habitação digna e acessível para jovens, idosos e famílias da classe média que enfrentam dificuldades de acesso ao mercado imobiliário.
Foto: DR- CM Maia