Luísa Salgueiro desafia Governo a fazer de Matosinhos projeto-piloto para cooperativas de habitação

Luísa Salgueiro desafia Governo a fazer de Matosinhos projeto-piloto para cooperativas de habitação

05/07/2025 0 Por Rmetropolitana

A candidata do Partido Socialista à Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, lançou este sábado um desafio ao Governo, propondo que o concelho seja projeto-piloto nacional no domínio das cooperativas de habitação económica. A proposta foi avançada durante o discurso de apresentação oficial da sua recandidatura às eleições autárquicas de 2025, marcadas para 12 de outubro.

Perante apoiantes e candidatos às juntas de freguesia, Luísa Salgueiro afirmou que “está tudo pronto” para avançar com mais habitação em Matosinhos, sublinhando que a autarquia já identificou e tem disponíveis terrenos para construção cooperativa.

“A Câmara Municipal de Matosinhos tem prontos os terrenos para entregar às cooperativas. Agora só falta a legislação. É legislar na Assembleia da República, no Governo e nós fazemos”, desafiou.

A socialista considerou “imperioso” o regresso ao modelo das cooperativas de habitação económica, afirmando que é preciso criar mecanismos formais e financeiros para dar novo impulso a esta solução habitacional, “essencial no combate à crise da habitação”.

Luísa Salgueiro apresentou ainda números sobre o esforço municipal neste setor, revelando que Matosinhos já ultrapassa a média nacional de habitação pública (5% face aos 2% no país). Até 2026, prevê-se um reforço com mais 512 novas habitações, 1.400 reabilitadas e 278 de renda acessível, o que elevará a percentagem de habitação pública no concelho para 6%.

No campo da mobilidade, a recandidata destacou os avanços na rede de transportes públicos, como a reativação da linha de passageiros de Leixões, a construção da nova linha de Metro de S. Mamede e o projeto em curso do Metrobus entre o Aeroporto Sá Carneiro e Matosinhos. Ainda assim, alertou para o aumento do tráfego automóvel diário no concelho.

Luísa Salgueiro garantiu também soluções para problemas como a qualidade da água na praia de Matosinhos e prometeu melhorias no pavimento das ruas e passeios, respondendo às preocupações da população.

Na mesma cerimónia, foram apresentados os candidatos às freguesias e à Assembleia Municipal, liderada por Palmira Macedo. Entre os nomes estão: Júlio Lourenço (Custóias), Beatriz Carvalho (Leça do Balio), João Torres (Lavra), Leonardo Fernandes (Senhora da Hora), Lurdes Queirós (Santa Cruz do Bispo), Ana Patrícia Fernandes (Guifões), Miguel Hora (Perafita), Octávio Pereira (São Mamede de Infesta), Plácido Santos (Leça da Palmeira) e Paulo Carvalho (Matosinhos).

A corrida à Câmara de Matosinhos contará ainda com as candidaturas já confirmadas de Bruno Pereira (PSD), José Pedro Rodrigues (CDU), António Parada (independente), Pedro Filipe Soares (Bloco de Esquerda) e Filipe Garcia (Iniciativa Liberal).

Atualmente, o executivo municipal é composto por sete eleitos do PS, um do PSD, um independente, um do movimento António Parada Sim!, e um da CDU.

Foto: Rui Miranda