Luís Filipe Menezes atribui novos pelouros a Vereador do Chega no executivo de Gaia

Luís Filipe Menezes atribui novos pelouros a Vereador do Chega no executivo de Gaia

14/02/2026 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O presidente da Câmara de Vila Nova de GaiaLuís Filipe Menezes, atribuiu ao vereador António Barbosa, eleito pelo Chega e entretanto desfiliado do partido, os pelouros da Coordenação de Feiras e Mercados e do Ambiente e Bem-Estar Anim

A decisão consta de um despacho do presidente, eleito pela coligação PSD / CDS-PP / Iniciativa Liberal, no qual é ainda determinado que António Barbosa passa a exercer funções como vereador adjunto do presidente nas áreas do Urbanismo, Planeamento Urbanístico e Fiscalização Urbanística — Procedimentos Administrativos, Segurança e Relacionamento com as Juntas de Freguesia.

Esta é a segunda alteração no executivo municipal desde as eleições autárquicas de outubro. Em janeiro, a vereadora Carla Costa assumiu o lugar deixado vago por Álvaro Santos, que foi eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Com a entrada de António Barbosa, Carla Costa perde o pelouro de vereadora adjunta para o Urbanismo, Planeamento Urbanístico e Fiscalização Urbanística, que passa agora para o ex-eleito do Chega. Já o pelouro do Ambiente e Bem-Estar Animal, anteriormente detido por Álvaro Santos e posteriormente por Elisabete Silva, passa igualmente para António Barbosa.

Além de Luís Filipe Menezes e do vice-presidente Firmino Pereira, o executivo municipal com pelouros integra Elisabete Silva, Fernando Machado, Carla Costa e António Barbosa, formando agora uma maioria no executivo.

Na oposição permanecem cinco vereadores do Partido SocialistaJoão Paulo Correia, Maria José Gamboa, César Rodrigues, Fátima Menezes de Figueiredo e Delmino Pereira.

Em reação, João Paulo Correia considerou que “a partir de hoje, a oposição do PS é a única garantia dos gaienses para fiscalizar quem governa”, acusando a coligação de alargar a maioria ao vereador eleito pelo Chega e afirmando que “a verdade eleitoral é novamente atingida”.

O vereador socialista criticou ainda a posição da Iniciativa Liberal, considerando incoerente a sua aceitação da nova configuração do executivo. A Câmara Municipal de Gaia optou por não prestar comentários sobre o assunto.

Foto: DR