Livre entra na corrida à Câmara do Porto para desafiar domínio da direita

Livre entra na corrida à Câmara do Porto para desafiar domínio da direita

23/06/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O partido Livre anunciou oficialmente a candidatura à Câmara Municipal do Porto nas próximas eleições autárquicas, apresentando Hélder Sousa como cabeça de lista. Com esta entrada, o partido pretende romper com o atual domínio da direita no executivo portuense e marcar presença nos principais órgãos autárquicos da cidade.

A candidatura visa não só disputar a presidência da Câmara, como também garantir eleitos na Assembleia Municipal e nas Juntas de Freguesia. Segundo o Livre, esta decisão surge após a inviabilização de uma coligação com PS, Bloco de Esquerda e CDU, negociações que não chegaram a bom porto.

Hélder Sousa, ativista e figura próxima dos ideais ecossocialistas do partido, será o rosto da candidatura, que se apresenta como alternativa à governação liderada por Rui Moreira nos últimos mandatos, agora apoiada por forças de centro-direita.

O Livre sublinha a importância de uma política municipal mais transparente, participativa e comprometida com a justiça climática e social. A candidatura promete um programa centrado na habitação acessível, mobilidade sustentável, cultura local e inclusão social, assumindo-se como uma “força de mudança” para o Porto.

Com este anúncio, o mapa político das autárquicas no Porto ganha uma nova peça, e a esquerda vê mais uma candidatura a fragmentar-se, o que poderá ter impacto no equilíbrio de forças nas eleições que se avizinham.

Foto: DR