Linha Rubi do Metro do Porto Irá Reduzir 15% o Trânsito na Ponte da Arrábida

Linha Rubi do Metro do Porto Irá Reduzir 15% o Trânsito na Ponte da Arrábida

13/07/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A Metro do Porto apresentou a nova Linha Rubi, que ligará Vila Nova de Gaia ao Porto através de uma nova travessia sobre o Douro. A previsão é que a linha reduza em 15% o trânsito na Ponte da Arrábida.

“Esta é uma empreitada muito exigente, um projeto muito desafiante”, afirmou Tiago Braga, presidente da Metro do Porto, durante uma visita técnica com a comunidade. Acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, Braga destacou a importância do projeto para a região.

A Linha Rubi, também conhecida como Linha H, promete adicionar 12 milhões de clientes à rede de transportes e atrair mais de três milhões de passageiros para outros modos de transporte, como o ferroviário, graças à proximidade com as Devesas e a Linha Amarela.

Cerca de 70 moradores participaram na visita, que foi promovida através de convites distribuídos online, em caixas de correio e cafés da região. “Estamos a criar comunidade através do transporte público”, disse Tiago Braga, destacando a magnitude das obras na Rotunda Edgar Cardoso (VL8).

Fernando Santos, residente da zona, expressou entusiasmo pela conclusão da linha, esperando poder atravessar a nova ponte a pé. Ele sugeriu ainda à autarquia a criação de uma brigada de reparação de ruas, devido ao aumento da pressão sobre as infraestruturas locais.

Eduardo Vítor Rodrigues reconheceu os transtornos causados pelas obras, como o trânsito, a lama e o pó, mas garantiu que se tenta minimizar esses impactos ao máximo. O autarca destacou os benefícios que a nova linha trará para a valorização do território, a qualidade de vida dos moradores e a ligação ao Porto.

A Linha Rubi terá oito estações, sendo seis em Gaia (Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida) e duas no Porto (Campo Alegre e Casa da Música). A nova travessia sobre o Douro, a ponte D. Antónia Ferreira (Ferreirinha), será exclusiva para o metro, pedestres e ciclistas.

A empreitada, com um custo de 435 milhões de euros financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), deverá estar concluída até o final de 2026. Nas horas de ponta, a Metro do Porto estima ter um veículo a circular em cada sentido a cada três minutos.

A nova infraestrutura promete melhorar significativamente a mobilidade urbana, incentivando o uso do transporte público e reduzindo a dependência do transporte rodoviário.

Foto: DR