Justiça dá luz verde a todas as candidaturas da coligação “Maia em Primeiro”

Justiça dá luz verde a todas as candidaturas da coligação “Maia em Primeiro”

06/09/2025 0 Por Rmetropolitana

As impugnações apresentadas contra a coligação “Maia em Primeiro” (PSD/CDS), relativas às candidaturas às juntas de freguesia de Águas Santas e Castêlo da Maia, tiveram despacho judicial favorável, confirmando a legalidade de todas as listas da coligação.

A informação foi transmitida através de um comunicado oficial da coligação, que sublinha que a Justiça validou as candidaturas lideradas por Ivo Ribeiro (Águas Santas) e Carlos Mendes (Castêlo da Maia).

“Estas decisões representam uma vitória da normalidade democrática e do respeito pelos direitos dos candidatos e dos eleitores. A Coligação Maia em Primeiro espera que os nossos adversários cessem de inventar constrangimentos artificiais ao processo democrático”, refere a nota enviada às redações.

O caso tinha origem em alegações de conflito de interesses: Ivo Ribeiro, por exercer funções de administrador numa empresa que venceu concursos públicos na Câmara da Maia e na autarquia de Valongo; e Carlos Mendes, por integrar a lista como número dois.

No entanto, no caso de Castêlo da Maia, a juíza declarou desde logo improcedentes as acusações contra Carlos Mendes. Já em relação a Ivo Ribeiro, o tribunal considerou que não havia impedimento legal para a sua candidatura.

A coligação garante que irá divulgar em breve um comunicado mais detalhado sobre toda a litigância ocorrida neste processo eleitoral, considerando que tal cenário “em nada dignifica a Maia e os maiatos”.

Foto: “Maia em Primeiro”