José Manuel Ribeiro Assume Liderança na Presidência do Corredor do Rio Leça

José Manuel Ribeiro Assume Liderança na Presidência do Corredor do Rio Leça

19/01/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro


Citado num comunicado, o autarca de Valongo, durante a cerimónia de tomada de posse, destacou que o projeto em questão une as “pessoas à natureza através do rio Leça”.

“Nós não podemos fazer em 4 anos o que não se fez em 40, mas estamos totalmente preparados para avançar com as obras necessárias nas ETAR da Maia e de Valongo, desde que nos sejam disponibilizadas as verbas necessárias, para restaurar a qualidade da água ao rio Leça e corrigir as más práticas que ocorreram ao longo de 40/50 anos”, afirmou.

José Manuel Ribeiro explicou que estão a ser preparados fundos comunitários, nomeadamente através do “Portugal 2030 e de outras fontes”, para realizar as obras necessárias nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e devolver a qualidade da água ao Rio Leça.

O autarca referiu-se ao Rio Leça como uma “verdadeira infraestrutura azul”, com diversas funções para além das ambientais, incluindo funções educativas e sociais de combate à solidão.

“Para envolver novos aliados neste processo, será criado o Clube das Escolas do corredor do Rio Leça, semelhante ao que já existe nas Serras do Porto, com milhares de alunos e professores que serão nossos aliados”, anunciou.

Além da criação do Clube das Escolas, estão previstas para este ano, no âmbito das atividades da Associação de Municípios Corredor do Rio Leça, a continuação das ações de limpeza e recuperação de margens no âmbito do programa REACT; a implementação de um sistema de monitorização da qualidade da água e de cheias, tornando-se o primeiro rio nacional completamente sensorizado, desde a nascente até à foz.

Também está planeada a continuação da criação de “micro reservas, com um guia de gestão para promoção da biodiversidade em diferentes contextos; a continuação da implementação de um passadiço que interligará os quatro Municípios, promovendo a Mobilidade Sustentável e a neutralidade carbónica e potenciando o envolvimento dos cidadãos enquanto agentes de vigilância”.

A Associação de Municípios Corredor do Rio Leça surgiu em 2021, resultado do esforço conjunto dos Municípios de Valongo, Santo Tirso, Maia e Matosinhos, com o objetivo de despoluir, recuperar e reabilitar o Rio Leça. Este projeto é crucial não apenas para a melhoria da qualidade da água, mas também para a preservação e promoção do património natural e da biodiversidade.

O projeto recebeu financiamento de 4 milhões de euros pelo programa REACT-EU (Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa), possibilitando a execução de diversas abordagens e intervenções no Rio Leça desde 2021. Entre estas intervenções incluem-se o regresso dos “Guarda-Rios”, ações de limpeza e recolha de resíduos, intervenções nas margens com técnicas de engenharia natural, plantação de árvores e arbustos nativos, sensibilização ambiental e promoção da biodiversidade.

Foto: DR