Intrusão de poeiras do Norte de África degrada qualidade do ar em Portugal Continental
08/04/2026Uma intrusão de massas de ar provenientes do Norte de África está a provocar a degradação da qualidade do ar em Portugal Continental, devido à presença de partículas em suspensão na atmosfera. O fenómeno deverá manter-se até ao dia 9 de abril, exigindo cuidados redobrados, sobretudo junto dos grupos mais vulneráveis.
Desde ontem, o céu apresenta-se com uma tonalidade mais baça e acinzentada, resultado da chegada de poeiras desérticas que contribuem para o aumento dos níveis de partículas inaláveis (PM10). Perante este cenário de “fraca qualidade do ar”, a Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu recomendações dirigidas à população.
Embora toda a população possa ser afetada, as autoridades alertam especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças crónicas, como asma ou patologias cardiovasculares. Para estes grupos, é aconselhado permanecer em espaços fechados, mantendo portas e janelas devidamente isoladas sempre que possível.
Entre as principais recomendações, a DGS indica a suspensão ou limitação da atividade física ao ar livre, bem como a evitação da exposição a ambientes irritantes, como o fumo do tabaco e produtos químicos de limpeza que possam agravar irritações das vias respiratórias. Os doentes crónicos devem igualmente manter a sua medicação habitual sem interrupções.
Em caso de agravamento de sintomas respiratórios ou mal-estar súbito, a recomendação passa pelo contacto com a Linha Saúde 24 (808 24 24 24), evitando deslocações desnecessárias aos serviços de urgência sem triagem prévia.
Prevê-se que a situação comece a melhorar gradualmente a partir da próxima quinta-feira. Até lá, os cidadãos podem acompanhar a evolução dos níveis de qualidade do ar através da aplicação QualAr ou do portal da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Foto: DR



