
Instabilidade do tempo trará de volta a chuva
19/09/2023Tal como tinha sido previsto, o fim de semana foi claramente condicionado pela proximidade de uma depressão fria isolada posicionada justamente a oeste de Portugal continental.
Esta tempestade deixou períodos de chuva ou aguaceiros moderados e por vezes localmente fortes, nalguns casos acompanhados de trovoada e/ou sob a forma de granizo.
Esta segunda-feira (18) a instabilidade tendeu a dissipar-se, registando-se uma melhoria notável no estado do tempo de norte a sul da nossa geografia.
Terça, 19 de setembro – predominarão condições meteorológicas de estabilidade, com céu parcialmente nublado, por vezes limpo em certas partes do dia.
Segundo site Meteored, o céu poderá apresentar-se algo mais nublado no litoral Norte (em particular na região do Minho), sendo que não se exclui a ocorrência de chuviscos ou aguaceiros de fraca intensidade nas terras altas e montanhosas do interior Norte e Centro na segunda metade do dia, em particular a partir do meio da tarde.
O vento soprará tendencialmente fraco, raramente moderado, do quadrante Norte (Norte/Noroeste e Oes-Noroeste). Quanto às temperaturas, prevê-se, de um modo geral, uma suave descida das mínimas (manutenção nalguns casos) e uma pequena subida das temperaturas máximas o que provocará uma amplitude térmica diária mais acentuada.
Na região do Porto, antecipam-se temperaturas ligeiramente mais baixas, a rondar os 24 graus de máxima. O céu prevê-se também nublado.
Na verdade, terça (19) e quarta (20) serão dias caracterizados por uma quase-total estabilidade, mas este estado do tempo mais calmo e quase sem precipitação será “sol de pouca dura”. Uma frente fria deverá “aterrar” de rompante na quinta-feira (21), “varrendo” uma grande parte (senão mesmo a totalidade do país), com chuva, e vento forte.