
Hospital de São João no Porto atinge número recorde de admissões nas urgências
11/05/2022Texto escrito por Gabriela Teixeira
Esta segunda-feira, o Hospital de São João atinge o número recorde de admissões nas urgências, atendendo em apenas 24 horas cerca de 1,022 doentes.
“Este é um triste recorde. Foram admitidos 1.022 doentes em 24 horas (segunda-feira). É o maior número de casos de urgência de que há registo no Hospital de São João”, afirmou Nelson Pereira.
Segundo o Diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva, é um “recorde triste” e que infelizmente “tende a piorar”.
O mesmo pediu “coerência” nas medidas que dizem respeito à covid-19, sublinhando que os testes vão deixar de ser gratuitos e que o uso não obrigatório de máscara veio coincidir com vários momentos festivos, como a Queima das Fitas e os festejos pelo título de campeão do FC Porto, levando a estas repercussões.
É de salientar que destes 1.022 que entraram nas urgências, 144 doentes foram admitidos na área respiratória, dos quais 53 testaram positivo para o vírus SARS-CoV-2, mas só dois foram internados.
“Temos de ter uma política coerente. Se a doença já não é grave e já não tem repercussões sérias sobre os serviços de saúde, então temos de ser coerentes com essa decisão: ou continuamos a achar que é preciso que toda a gente faça teste, logo é preciso generalizar o acesso aos testes, ou não podemos castigar os serviços de urgência onde vem parar tudo”, referiu.
O diretor contou que “as pessoas continuam à procura de um teste”, teste esse que deixou de ser gratuito nas farmácias e em outros locais, e do documento que lhes permite não ir trabalhar quando está a fazer isolamento, “um isolamento que continua a ser obrigatório”, sublinhou.