“Há Festa na Freguesia” regressa aos sábados para animar o Centro Histórico do Porto

“Há Festa na Freguesia” regressa aos sábados para animar o Centro Histórico do Porto

28/05/2025 0 Por Rmetropolitana

A partir de 07 de junho e até 16 de agosto, os sábados de manhã no Centro Histórico do Porto vão ganhar nova vida com o regresso de “Há Festa na Freguesia”, uma iniciativa que junta música, cultura e comunidade em vários pontos emblemáticos da cidade.

Com organização da Rádio Metropolitana Porto, no âmbito do seu departamento de cultura, e o apoio da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto através do Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense, a iniciativa prolonga-se por onze semanas consecutivas, promovendo a dinamização do espaço público, a valorização do património histórico e o envolvimento ativo da população. O evento visa ainda combater o isolamento social, aproximando os cidadãos e fortalecendo os laços comunitários.

A calendarização confirmada é a seguinte: 7 de junho no Mercado do Bolhão; 14 de junho nas Fontainhas; 21 de junho em Cedofeita; 28 de junho no Mercado do Bolhão; 5 de julho na Torre dos Clérigos; 12 de julho na ; 19 de julho nas Fontainhas; 26 de julho no Jardim de São Lázaro; 9 de agosto na Torre dos Clérigos; 16 de agosto no Mercado do Bolhão e finaliza a 31 de agosto em Miragaia.

Cada sessão decorrerá entre duas a três horas, ao sábado, e será marcada por uma oferta cultural diversificada que inclui atuações musicais ao vivo, expressões artísticas locais e momentos de celebração comunitária.

A edição 2025 de “Há Festa na Freguesia” reforça o compromisso com a identidade e diversidade cultural da cidade do Porto, promovendo a participação de artistas, associações culturais e instituições comunitárias locais. A proposta é simples mas impactante: trazer a festa para a rua, com acesso gratuito e espírito de vizinhança.

Este evento convida moradores, visitantes e agentes culturais a participar ativamente na construção de uma cidade mais viva, inclusiva e culturalmente rica, celebrando a herança e o dinamismo do Centro Histórico do Porto.

Foto: DR