
Grupo Gólgota recria a Via Sacra na noite desta quinta-feira, 18 de abril, em Santa Maria da Feira
19/04/2025Na noite desta quinta-feira, 18 de abril, o Grupo Gólgota recriou, mais uma vez, o caminho de Jesus desde o Pretório de Pilatos até ao Monte Calvário, numa das mais aguardadas tradições da Semana Santa de Santa Maria da Feira. A recriação, que já dura mais de 30 anos, começou às 21h30, com a representação do “Julgamento e Condenação de Jesus” nas escadarias do Palácio da Justiça.
A partir deste ponto, iniciou-se o trajeto que acompanha as 14 estações da Via Sacra, levando os participantes a reviver a última caminhada de Jesus. Na escadaria da Igreja da Misericórdia, a encenação de um dos momentos mais emocionantes: Jesus encontra-se com Sua Mãe e com Verónica, que lhe enxuga o rosto. Mais adiante, na Praça da República, uma cena especial que não faz parte das estações tradicionais, mas que ganhou grande simbolismo na noite, foi o “Julgamento de Jesus na ‘praça pública’”.
A caminhada seguiu até à escadaria da Igreja Matriz, onde “O Cireneu ajuda Jesus a levar a Cruz”, antes de começar a íngreme subida até ao Castelo. O Castelo, ponto alto da cidade e com grande relevância histórica, foi o local onde a Crucificação, Morte e Ressurreição de Jesus foram recriados com grande intensidade, encerrando a encenação com uma mensagem de reflexão e fé.
A recriação teve a duração de 180 minutos e foi promovida pela Semana Santa de Santa Maria da Feira, com organização do Grupo Gólgota Associação e apoio dos Missionários Passionistas, do Agrupamento 640 do CNE e da Comissão de Vigilância do Castelo.
Este evento anual atraiu centenas de pessoas, proporcionando uma vivência única e profunda da tradição religiosa e cultural da Páscoa, reforçando a importância da fé e da história local.
Foto: DR