Greve na manutenção da CP que afetava o Metro do Porto é desconvocada

Greve na manutenção da CP que afetava o Metro do Porto é desconvocada

16/02/2026 0 Por Rmetropolitana

A greve dos trabalhadores de manutenção da CP – Comboios de Portugal, que desde janeiro vinha a afetar a operação do Metro do Porto, foi desconvocada com efeitos imediatos, após um acordo alcançado entre a empresa e o sindicato representativo dos trabalhadores.

Segundo informação divulgada pela administração da CP, foi possível chegar a entendimento relativamente à aplicação e à evolução dos horários de trabalho das oficinas responsáveis pela manutenção do Metro do Porto, permitindo assim normalizar a situação laboral e operacional.

Em comunicado, a CP destaca a postura do Sindicato dos Trabalhadores do Metro e Ferroviários (STMEFE), sublinhando “a recetividade do sindicato para fazer parte da solução”, e reafirma o compromisso de continuar a trabalhar com todas as partes envolvidas “para assegurar um ambiente de trabalho justo e motivador”.

A desconvocação da greve deverá traduzir-se na reposição progressiva da normalidade do serviço do Metro do Porto, após várias semanas de constrangimentos sentidos pelos utilizadores.

Imagem: DR