Governo aprova mais 62 Milhões de Euros para expansão do Metro do Porto

Governo aprova mais 62 Milhões de Euros para expansão do Metro do Porto

24/04/2025 0 Por Rmetropolitana

O Conselho de Ministros aprovou esta quarta-feira um reforço de 62 milhões de euros no investimento para a expansão da rede do Metro do Porto. O aumento do valor, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), destina-se à expansão das linhas Casa da Música-Santo Ovídio (Linha Rubi) e BRT Boavista-Império. O Governo também anunciou o reescalonamento da execução financeira do projeto e a autorização de despesa para a manutenção do sistema de sinalização da Linha Rubi.

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, havia já anunciado, na semana passada, um reforço de 50 milhões de euros para a Linha Rubi, em uma reunião de secretários de Estado. O presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, informou que o custo total da Linha Rubi, atualmente em construção, subirá em 50 milhões de euros, podendo ainda aumentar mais devido a ajustes financeiros, como a alteração dos sistemas de sinalização, que visam aumentar a frequência dos serviços.

Braga explicou que o aumento de custos se deve, entre outros fatores, à “inflação nos custos da construção civil”, especialmente em relação aos recursos humanos, que têm vindo a aumentar significativamente. O presidente da Metro do Porto lembrou que ajustes financeiros semelhantes ocorreram em projetos anteriores, como na Linha Amarela e Linha Rosa, destacando, por exemplo, os custos adicionais associados à construção de túneis.

A Linha Rubi, com 6,4 quilómetros e oito estações, deverá ser inaugurada em 2026, com a abertura faseada, sendo que a conclusão da nova ponte D. Antónia Ferreira (a Ferreirinha) sobre o Douro, reservada exclusivamente para o metro e circulação pedonal e de bicicletas, está prevista para 2027. As estações da Linha Rubi, em Gaia e Porto, incluem locais como Santo Ovídio, Campo Alegre e Casa da Música.

Apesar da empreitada ter de estar concluída até 2026, a conclusão da ponte está prevista para 2027, devido ao trabalho restante em acabamentos. Inicialmente, o projeto tinha um custo estimado de 435 milhões de euros.

Foto: André Rolo

Notícia Desenvolvida por: Matilde Cardoso