Governo aprova decreto que reclassifica Livraria Lello como Monumento Nacional

Governo aprova decreto que reclassifica Livraria Lello como Monumento Nacional

31/01/2026 0 Por Rmetropolitana

O Governo aprovou, esta sexta-feira, em reunião do Conselho de Ministros, o decreto que reclassifica a Livraria Lello, no Porto, como Monumento Nacional.

A decisão surge na sequência do compromisso assumido pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, a 13 de janeiro, aquando das comemorações do 120.º aniversário daquela que é considerada uma das livrarias mais emblemáticas do mundo. Na ocasião, o chefe do Governo garantiu que a reclassificação do edifício seria “definitivamente assumida” em “letra de lei”.

Com esta reclassificação, a Livraria Lello passa a beneficiar do mais elevado nível de proteção patrimonial em Portugal, reconhecendo-se oficialmente o seu valor histórico, arquitetónico e cultural. O edifício, inaugurado em 1906, é um dos ex-líbris da cidade do Porto e uma referência internacional, atraindo anualmente milhares de visitantes.

A medida reforça a salvaguarda do património nacional e sublinha a importância da Livraria Lello enquanto símbolo da identidade cultural portuguesa e do centro histórico do Porto.

Foto: DR