Governo afirma não ser necessário acionar o mecanismo europeu de proteção civil no combate aos incêndios

Governo afirma não ser necessário acionar o mecanismo europeu de proteção civil no combate aos incêndios

05/08/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, afirmou esta segunda-feira que “ainda não foi necessário acionar” o mecanismo europeu de proteção civil no combate aos incêndios que têm assolado o país. Em entrevista à SIC Notícias, o governante esclareceu que esse instrumento é “ativado em último recurso”.

“O mecanismo europeu é acionado em último recurso. Neste momento, em Vila Real, estão nove meios aéreos a combater o incêndio e temos um dispositivo nacional com 72 meios aéreos. Na semana passada, que foi crítica, nunca tivemos todos os meios aéreos empenhados”, frisou.

Rui Rocha destacou também que, por vezes, os meios aéreos são impossibilitados de operar devido às condições meteorológicas adversas e à presença intensa de fumo, como aconteceu recentemente nos incêndios de Ponte da Barca e Arouca.

“Até ao momento ainda não se verificou necessário acionar o mecanismo europeu. Se, porventura, se vier a verificar a sua necessidade, com toda a certeza que o faremos”, garantiu o secretário de Estado, acrescentando que a situação está a ser monitorizada de forma permanente pelas autoridades competentes.

Foto: DR