Golfinhos encantam veraneantes nas águas de Vila do Conde e Póvoa de Varzim
29/11/2025Cerca de uma dezena de golfinhos foi avistada esta quinta-feira ao início da tarde nas águas do Atlântico que banham o concelho de Vila do Conde. O grupo foi visto ao largo das praias de Labruge, Vila Chã, Mindelo e Árvore, seguindo depois para o estuário do rio Ave e continuando em direção a norte, na zona de Caxinas e da Póvoa de Varzim.
Embora não seja um fenómeno frequente, esta não é a primeira vez que golfinhos visitam a região. Há registos de avistamentos semelhantes em anos anteriores: uma dezena de delfins no estuário do Ave em julho de 2020 e setembro de 2021, e trajetos semelhantes observados em agosto de 2022, 2023 e 2025.
“Os golfinhos escolhem águas mais límpidas, pelo que este é um bom indicativo da qualidade da água do rio Ave”, sublinhou José Marques Coelho, então Comandante das Capitanias da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, destacando a raridade de grupos tão próximos da costa.
Estes mamíferos são conhecidos pelas suas capacidades físicas impressionantes: podem saltar até cinco metros acima da água, nadar a velocidades de até 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades. Alimentam-se principalmente de peixes e lulas, vivem em grupos sociais e podem atingir idades entre 20 e 35 anos, dando à luz uma cria de cada vez.
A espécie mais comum nas águas locais é a Delphinus delphis. Apesar de sociáveis, os golfinhos podem, em certas situações, apresentar comportamentos imprevisíveis, incluindo agressividade sexual ou desorientação, exigindo atenção e respeito por parte de quem os observa, segundo o naturalista Chris Packham.
O avistamento encantou moradores e veraneantes, reforçando a ligação da comunidade à vida marinha e à importância da preservação ambiental nas margens do rio Ave.
Foto: DR



