
GNR lança operação de fiscalização a motos a partir desta terça-feira
25/03/2025A Guarda Nacional Republicana (GNR) irá intensificar, a partir desta terça-feira, a fiscalização dos condutores de motociclos nas vias de maior tráfego, com especial incidência nos acessos ao Algarve, devido à realização do evento World Superbikes 2025, que decorrerá em Portimão.
A operação, designada “Moto I”, decorrerá entre os dias 26 e 31 de março e tem como principais objetivos reduzir a sinistralidade rodoviária, assegurar a fluidez do tráfego e prestar apoio a todos os utentes das vias, conforme referido num comunicado oficial da GNR.
Dada a realização da segunda ronda do Campeonato do Mundo de Superbike, entre sexta-feira e domingo, no Autódromo Internacional do Algarve, prevê-se um aumento substancial do tráfego na região. Por essa razão, a GNR reforçará o patrulhamento e a fiscalização nas principais vias de acesso ao Algarve, com vista a garantir a segurança rodoviária.
De acordo com os dados registados ao longo de 2024, ocorreram 7.739 acidentes de viação envolvendo veículos de duas rodas a motor, dos quais resultaram 118 vítimas mortais (aproximadamente 30% do total geral), 693 feridos graves (cerca de 36% do total geral) e 5.530 feridos ligeiros (aproximadamente 21% do total geral).
A GNR sublinha ainda que os condutores de motociclos são considerados um grupo de risco, uma vez que as consequências dos acidentes tendem a ser mais graves, devido à menor proteção em caso de colisão ou despiste.
Noticia desenvolvida por Mariana Mesquita
Foto GNR