
GNR deteve 28 condutores durante ação de fiscalização na madrugada de São Pedro, na Póvoa de Varzim
29/06/2025A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 28 condutores durante uma ação especial de fiscalização rodoviária, realizada na madrugada de São Pedro, entre as 02h00 e as 06h00, na zona da Póvoa de Varzim. A operação teve como principal foco a condução sob efeito de álcool, um dos principais fatores de risco de sinistralidade.
De acordo com o comunicado emitido este domingo pela GNR, foram fiscalizados 2.164 condutores, tendo 25 sido detidos por condução em estado de embriaguez, apresentando uma taxa de álcool no sangue superior a 1,2 g/l. Todos os detidos foram constituídos arguidos e notificados para comparecer no Ministério Público.

Além das detenções, a operação resultou ainda na elaboração de 117 autos de contraordenação, sendo 100 por condução sob influência de álcool, reforçando a preocupação das autoridades com este tipo de infração, especialmente durante eventos festivos.
A fiscalização ocorreu nas principais vias de acesso à cidade, nomeadamente:
- Acesso à A7 (rotunda da Agros),
- Acesso à A28 (nó da Póvoa de Varzim),
- EN13 em Azurara (Vila do Conde),
- EN13 na Aguçadoura, já no concelho da Póvoa de Varzim.
A GNR sublinha que esta operação especial visou prevenir comportamentos de risco ao volante e garantir maior segurança rodoviária durante as festividades de São Pedro, que tradicionalmente mobilizam milhares de pessoas.
Foto: DR