
Funcionária de escola suspensa 140 dias por maus-tratos a criança autista em Matosinhos
10/10/2025Uma funcionária da Escola Básica do Estádio do Mar, em Matosinhos, foi suspensa por 140 dias na sequência de um processo disciplinar que apurou maus-tratos a uma criança com autismo. A notícia foi avançada esta quinta-feira pelo Correio da Manhã e confirmada pelo Porto Canal, que teve acesso ao relatório final do processo.
De acordo com o documento, estava inicialmente proposta uma suspensão de 45 dias, mas, por sugestão do vereador Bruno Pereira, aprovada por unanimidade em reunião do executivo municipal, a sanção foi agravada para 140 dias de suspensão.
O relatório considera provado que, entre setembro de 2023 e meados de janeiro de 2024, a funcionária terá colocado repetidamente o aluno — diagnosticado com perturbação do espectro do autismo — num espaço descrito como “wc/arrecadação”, uma prática considerada no processo como “antipedagógica, inadmissível e altamente censurável”.
Segundo a denúncia feita por uma colega ao diretor do agrupamento de escolas, a funcionária terá sido vista a deixar o aluno “sentado na sanita, completamente aterrorizado e a chorar compulsivamente”, e, numa das ocasiões, a criança encontrava-se “completamente urinado”.
O caso gerou forte indignação e levantou questões sobre a formação e supervisão dos assistentes operacionais nas escolas, em especial no acompanhamento de alunos com necessidades educativas especiais.
Foto: DR