
Freguesia de S. Pedro Fins, no concelho da Maia conquista prémio de “Comunidade Pro-envelhecimento”
16/04/2023A Freguesia de S. Pedro Fins, no concelho da Maia, recebeu esta sexta-feira, dia 14 de abril, o Prémio de “Comunidade Pro-envelhecimento”, tendo em conta todo o seu trabalho e promoção do envelhecimento positivo, saúde e bem-estar dos nossos seniores.
A freguesia maiata é distinguida e reconhecida pelos programas que acolhe e pelos projetos de investigação e desenvolvimento que estimula, tendo como principal instituição parceira a Universidade da Maia, unindo, num percurso singular a Academia, Autarquia e Comunidade.
Exemplo disso, a sessão do passado dia 1 de abril, onde, empenhadas/os na importante missão de construção de pontes entre a Academia e a Autarquia Local, foram apresentados os projetos de investigação, oriundos da Unidade Curricular de Intervenção Neuropsicológica e Psicogerontologia, do Mestrado de Psicologia Clínica e da Saúde, da Universidade da Maia.
A capacitação dos cuidadores formais, o autocuidado dos cuidadores informais, a preparação da transição para a reforma e o desenvolvimento de competências socioemocionais estão no epicentro dos objetivos destas ações, com forte impacto na promoção no bem-estar e na saúde mental da Comunidade.
O título alcançado é referente ao que foi feito e está projetado para o biénio 2022-2024.
A submissão a estes processos de avaliação, com quem mais domina nesta matéria, valida e confirma que seguimos o caminho certo. Não escondemos o orgulho, neste que é já o segundo reconhecimento neste ano civil, já que no passado mês de março a Junta de Freguesia foi uma das 42 autarquias reconhecidas e distinguidas, de norte a sul do país, e ilhas, integrando a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI).
Foto: DR