Filipe Araújo processa deputado do PSD por declarações sobre a Porto Digital

Filipe Araújo processa deputado do PSD por declarações sobre a Porto Digital

05/04/2025 0 Por Rmetropolitana

O vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, apresentou esta quinta-feira uma queixa-crime contra Rodrigo Passos, deputado municipal do PSD, na sequência de declarações proferidas na Assembleia Municipal de segunda-feira sobre a Associação Porto Digital.

“Dei instruções ao meu advogado para avançar com a competente queixa-crime”, afirmou Filipe Araújo, em comunicado enviado às redações, onde classifica as declarações de Rodrigo Passos como um “ataque vergonhoso”.

Araújo defende que a política deve ser pautada por respeito, elevação e compromisso com a verdade, e afirma que continuará fiel aos princípios de transparência, rigor e serviço público. “Não cedo a ameaças, calúnias, nem a falsos testemunhos. Na política não pode valer tudo”, sublinhou.

Durante a sessão da Assembleia Municipal, disponível em vídeo online, Rodrigo Passos levantou dúvidas sobre três contratos da Associação Porto Digital — presidida por Filipe Araújo — questionando se verbas municipais estariam a ser desviadas para fins de propaganda eleitoral, tendo em conta os montantes envolvidos e as pessoas ligadas à associação.

A acusação motivou uma reação contundente por parte de Araújo, que classificou a intervenção como “reles” e acusou o deputado do PSD de estar ao serviço de terceiros: “O senhor deputado não tem categoria para estar sentado onde está. Se tem dúvidas, foi eleito, ponha as dúvidas e será esclarecido. Se vem aqui prestar serviço a alguém, ponha essa pessoa a falar comigo”.

No comunicado divulgado esta quinta-feira, o vice-presidente da autarquia considera que a intervenção de Passos foi “pejada de imputações e insinuações”, sem relação com a ordem de trabalhos da Assembleia, e que se tratou de um “vil ataque ad hominem”, com o objetivo de lançar suspeitas infundadas sobre a sua integridade.

Segundo Araújo, estas declarações prejudicaram a sua vida pessoal, familiar e profissional, atingindo a sua honra e reputação. Acrescentou ainda que remeteu ao presidente da Câmara um relatório detalhado sobre os contratos de comunicação e marketing da Porto Digital, o qual também foi enviado aos vereadores e líderes dos grupos municipais.

Por sua vez, Rodrigo Passos afirmou na terça-feira que irá formalizar um pedido de auditoria aos contratos da Porto Digital, para apurar se foram utilizados como ferramenta de promoção política de Filipe Araújo.

Em declarações, o deputado confirmou que apresentará um requerimento à Câmara nos próximos dias, mas não quis prestar mais esclarecimentos.

Os contratos em causa, que somam mais de 110 mil euros, foram celebrados com as empresas LPM Comunicação, Marquinista e Freitas e Próspero. Passos questionou se este nível de assessoria é compatível com os objetivos e historial da associação.

Notícia desenvolvida por Mariana Mesquita

Foto: Pedro Soares