
Fiéis dão início às celebrações da Páscoa por todo o mundo, do Vaticano a Jerusalém
18/04/2025As celebrações da Páscoa já começaram em várias partes do mundo, reunindo milhares de fiéis em momentos de fé, oração e comunhão.
No Vaticano, a missa da Quinta-feira Santa decorreu na imponente Basílica de São Pedro, embora sem a presença do Papa Francisco, que continua a recuperar de uma pneumonia. Apesar da ausência, é expectável que o Sumo Pontífice participe nas celebrações do Domingo de Páscoa, o ponto alto da Semana Santa.
Esta sexta-feira, realiza-se a tradicional Via Sacra, cerimónia que relembra os últimos passos de Jesus Cristo até à crucificação. No Vaticano, o momento costuma acontecer junto ao Coliseu de Roma, reunindo milhares de fiéis num dos rituais mais emocionantes da Semana Santa.
👉 A Páscoa é a celebração mais importante do Cristianismo, pois marca a Ressurreição de Jesus Cristo, três dias após a sua morte na cruz. É um tempo de esperança, renovação e renascimento espiritual, vivido intensamente pelos cristãos em todo o mundo.
O momento culminante das celebrações será este domingo, dia em que se celebra oficialmente a Ressurreição de Cristo, com missas solenes, procissões e manifestações de fé nas igrejas e comunidades.
De Jerusalém ao Vaticano, passando por igrejas e comunidades em todo o mundo, os cristãos renovam a sua fé e os seus compromissos de paz, amor e solidariedade nesta época tão simbólica.
Foto: Agência Eclésia