
Festa da Interculturalidade celebrou diversidade na estação da Casa da Música no Porto
05/10/2025 0 Por Angelo Manuel MonteiroO Átrio da Estação de Metro da Casa da Música, no Porto, foi palco no passado sábado, 5 de outubro, de mais uma Festa da Interculturalidade, promovida pela Associação Espaço t, num evento que enalteceu o respeito, a diversidade e a riqueza cultural do mundo.
Mantendo a tradição, a iniciativa — integrada no projeto Casa do Mundo – Porto Intercultural — reuniu comunidades e representantes de várias nacionalidades e culturas, numa celebração aberta a todos, feita de música, dança, trajes típicos, sabores e expressões artísticas de diferentes geografias.
Estiveram representados países como Bangladesh, Marrocos, México, Brasil, Paquistão, Cuba, Arménia, China, Ucrânia, Colômbia, entre outros, num ambiente de partilha e inclusão, onde se celebrou a diferença com dignidade e respeito pelo outro.
A Festa contou com a presença de membros do Conselho Consultivo para a Interculturalidade (CCI) e foi apoiada por várias entidades privadas e pela Câmara Municipal do Porto, através da empresa municipal Ágora.
Entre os participantes e parceiros estiveram a Escola de Dança Elena Pilipenko, Associação ConversaDesfiada, Comunidade Bangladesh do Porto, Grupo Raíces de México, Associação Código Simbólico, Michele Mara, Associação Kalina, Huellatina, Associação Chinesa em Portugal, Escola de Dança Adriel Rocha, Sabor Latino – Escola de Dança, Porto com Salsa, Comunidade Arménia, Associação Essalam e Afro Empreendedora, entre outras.
A organização sublinhou que a Festa da Interculturalidade tem como missão reforçar os laços entre comunidades, valorizar o que é diferente e promover um Porto mais inclusivo, plural e intercultural.
Foto: Espaço T