Fernando Cunha Guedes é eleito presidente interino da Fundação de Serralves após renúncia de Isabel Pires de Lima

Fernando Cunha Guedes é eleito presidente interino da Fundação de Serralves após renúncia de Isabel Pires de Lima

28/08/2025 0 Por Rmetropolitana

Fernando Cunha Guedes foi eleito presidente interino da Fundação de Serralves, anunciou o conselho de administração, na sequência da renúncia de Isabel Pires de Lima, que alegou falta de “condições de confiança e solidariedade institucional” para exercer o cargo.

O conselho de administração realizou uma reunião extraordinária com a presença de todos os membros em funções, deliberando por unanimidade a eleição de um dos seus vice-presidentes para liderar a fundação de forma interina, informou Serralves em comunicado. Nos termos dos estatutos, o órgão reunirá oportunamente para eleger um novo presidente por cooptação.

Isabel Pires de Lima, nomeada no final do ano passado em substituição de Ana Pinho, explicou que, após mais de meio ano de atividade e profunda reflexão, entendeu que não estavam reunidas as condições para exercer o cargo em plenitude. “A minha renúncia ao cargo tem efeitos imediatos, evitando prolongar uma situação desconfortável para todos, mas, sobretudo, prejudicial ao saudável funcionamento da Fundação”, sublinhou a antiga ministra da Cultura.

O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto (MCJD) manifestou “plena confiança” na Fundação de Serralves, lembrando que se trata de uma instituição privada de utilidade pública, com estatutos e órgãos de governação autónomos, sendo a eleição do próximo presidente competência do próprio conselho de administração.

Atualmente, o conselho de administração da Fundação de Serralves é composto pelos vice-presidentes Fernando Cunha Guedes, Luís Silva Santos e Paula Paz Ferreira, e pelos vogais Manuel Sobrinho Simões, Tomás Jervell, Armando Cabral, Maria do Carmo Oliveira e Luís Menezes.

Foto: DR