
Fernando Araújo recusa lugar de deputado e mantém-se na ULS São João
23/05/2025Partido Fernando Araújo, cabeça de lista do Partido Socialista (PS) pelo círculo do Porto nas últimas eleições legislativas, anunciou esta sexta-feira que não assumirá o mandato de deputado na Assembleia da República, optando por continuar a exercer funções como médico e professor universitário.
“Após uma reflexão cuidada e uma ponderação pessoal, entendi que a melhor forma de continuar a defender o SNS seria manter-me na ULS São João e na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto”, afirmou Fernando Araújo numa nota enviada à agência Lusa.
O ex-diretor da Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e antigo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, liderou a lista socialista no distrito do Porto, tendo sido eleito como primeiro de 11 deputados do PS por este círculo.
Na mesma nota, Fernando Araújo agradeceu ao líder socialista Pedro Nuno Santos pela confiança, e sublinhou a importância da participação cívica que sentiu ao longo da campanha: “Em cada evento, praça ou conversa anónima, senti o carinho de tantas pessoas e recebi sugestões valiosas.”
Dirigindo-se aos eleitores, expressou gratidão: “A todos os que confiaram no PS com o seu voto – em especial aos eleitores do distrito do Porto – deixo um profundo agradecimento.” E acrescentou que o PS continuará a ter uma “excelente representação parlamentar” pelo Porto.
Araújo foi uma das figuras centrais do SNS nos últimos anos, tendo liderado o Hospital de São João durante a fase mais crítica da pandemia de covid-19. É também o principal responsável pela reforma que levou à criação das Unidades Locais de Saúde (ULS), que integram cuidados de saúde primários e hospitalares.
“Levo comigo uma experiência única e o orgulho de ter participado nesta caminhada democrática”, afirmou, garantindo que continuará “a lutar por um SNS de qualidade”, com profissionais motivados e acessível a todos os portugueses, “independentemente da condição económica ou estatuto social.
Foto: PS