Feira Medieval de Matosinhos regressa a Leça do Balio com recriação do casamento real de D. Fernando e D. Leonor Teles

Feira Medieval de Matosinhos regressa a Leça do Balio com recriação do casamento real de D. Fernando e D. Leonor Teles

10/09/2025 0 Por Rmetropolitana

A Feira Medieval de Matosinhos “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” arrancou esta terça-feira em Leça do Balio e prolonga-se até domingo, recriando episódios marcantes da História de Portugal.

O ponto alto será no domingo, às 16h30, com a encenação do casamento entre D. Fernando e D. Leonor Teles, realizado em 1372 no Mosteiro de Leça do Balio – o único matrimónio régio celebrado fora de Lisboa e que esteve na origem da crise de 1383-1385. Antes disso, no sábado, às 17h00, terá lugar a dramatização da chegada de D. Fernando para o enlace.

Além destas recriações históricas, os visitantes poderão acompanhar ao vivo o trabalho de artesãos, assistir à representação de várias lendas locais e participar num ambiente medieval com tabernas de petiscos, bebidas e doçaria conventual. O programa inclui ainda espetáculos de fogo, malabarismo, aves de rapina, dança, teatro, torneios de cavaleiros e música.

O recinto funciona com os seguintes horários:

  • Terça-feira: 17h00 – 00h00
  • Quarta e quinta-feira: 12h00 – 00h00
  • Sexta-feira e sábado: 12h00 – 01h00
  • Domingo: 12h00 – 22h00

Para facilitar o acesso, há estacionamento gratuito e reforço dos transportes públicos, incluindo um bilhete especial de ida e volta disponibilizado pela STCP, rede UNIR e CP.

Organizado desde 2006, o evento tem como objetivo valorizar o património, a história e as tradições de Matosinhos.

O Mosteiro de Leça do Balio é um dos símbolos desta ligação histórica, tendo sido, no século XII, a primeira sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, conhecidos como “hospitalários”. O local desempenhou um papel crucial na assistência aos peregrinos a caminho de Compostela, incluindo figuras como Afonso Henriques, Sancho I, a Rainha Santa Mafalda e D. Nuno Álvares Pereira.

Foto: DR