Fábrica de calçado na  Arrifana encerra e deixa 140 pessoas no desemprego

Fábrica de calçado na Arrifana encerra e deixa 140 pessoas no desemprego

14/01/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O encerramento da fábrica de calçado Factorum Pele, localizada na freguesia de Arrifana, Santa Maria da Feira, resultou na perda de emprego para aproximadamente 140 trabalhadores. A confirmação dessa situação foi fornecida pelo Sindicato do Calçado, que tem estado a prestar acompanhamento e a aconselhar os funcionários desde dezembro.

Segundo Fernanda Moreira, coordenadora do Sindicato Nacional dos Profissionais da Indústria e Comércio do Calçado, Malas e Afins (SNPIC), “um dos credores solicitou a insolvência, e a empresa não contestou esse pedido”. Atualmente, cerca de 140 trabalhadores estão em processo de obtenção dos documentos necessários para requerer o subsídio de desemprego, e é destacado que não há pendências salariais ou de subsídios.

Conforme informações do sindicato, a declaração de insolvência foi comunicada em 29 de dezembro, e o gestor judicial foi designado em 4 de janeiro. Fernanda Moreira sublinha que nos meses anteriores, a empresa especializada na produção de calçado feminino e masculino já apresentava sinais de dificuldades, mas continuava a empreender esforços para manter as operações em funcionamento.

Foto: DR