Exposição de Céu Guarda inaugura no Museu Nacional Soares dos Reis
22/10/2025O Museu Nacional Soares dos Reis inaugura no próximo sábado, dia 25 de outubro, às 15h00, a exposição “Ver sem pressa o que não me pertence”, da fotógrafa portuguesa Céu Guarda. A mostra estará patente até 18 de janeiro de 2026, com entrada livre para residentes em Portugal.
Com curadoria de Rui Pinheiro, a exposição conta com o mecenato da Fundação Millennium bcp e o apoio institucional do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do MNSR. Resulta de uma residência artística inserida no tema anual do museu, “Confluências e Criação”, e explora múltiplas dimensões de diálogo: entre as peças do museu, os autores da coleção e o olhar fotográfico de Céu Guarda.
A mostra combina retratos e fotografias de viagem, revelando o oculto nos lugares visitados e permitindo ao público construir uma narrativa própria e rarefeita. O trabalho da artista explora a alteridade e a atenção aos detalhes, apresentando cadernos de apontamentos, esboços e desenhos como vestígios das suas viagens e descobertas.
Nascida em Mora e residente em Lisboa, Céu Guarda estudou Fotografia e Pintura na AR.CO e na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, onde também desenvolveu projetos em vídeo. Trabalhou na imprensa escrita como ilustradora, fotógrafa e editora de fotografia, e foi co-fundadora do Coletivo Kameraphoto e da KGaleria. Atualmente, expõe individualmente e em coletivo, e leciona fotografia, relacionando o seu trabalho com os lugares do mundo.
A exposição “Ver sem pressa o que não me pertence” pode ser visitada de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, oferecendo ao público uma experiência de descoberta, viagem e reflexão artística no coração do Porto.
Foto: Museu Nacional Soares dos Reis



